Sobre o Kendo e o Iaido
O QUE É KENDO?
Kendo (em japonês: 剣道, kendô, significando “Caminho da Espada”) é uma arte marcial japonesa morderna (現代武道, gendai-budô) que remete sua orígem aos samurais do Japão antigo. O kendô é praticado no mundo inteiro, sendo regulado, a nível global, pela Federação Internacional de Kendô (FIK) e no Brasil pela Confederação Brasileira de Kendô (CBK).
O kendô é comparável à esgrima olímpica, podendo ser definido como um esporte onde se usam espadas representativas (no caso do kendo, feita de bambu) para buscar um ponto no adversário, que veste uma proteção específica, seguindo um complexo sistema de regras. O diferencial do kendo é que ele tenta trazer para a modernidade o conteúdo filosófico e cultural da esgrima japonesa clássica, o kenjutsu.
A prática do kendo se dá com a espada de bambu, chamada shinai e o uso da armadura, bôgu, junto de um uniforme parecido com o do Aikidô (quimono e calça larga chamada hakama) e consiste, em sua modalidade de luta (shiai), acertar o oponente com um golpe "perfeito"; devendo cumprir os requisitos estabelecidos para tanto: "ki-ken-tai-icchi" (espírito, espada e corpo em harmonia), não sendo validados golpes incompletos ou "meio válidos". O objetivo é vencer o oponente com um golpe perfeito e decisivo.
IAIDÔ
Também é de praxe o kendoka praticar iaidô, uma arte marcial "irmã" do kendô, focada no uso da espada japonesa de verdade (normalmente imitações fiéis de alumínio/zinco sem corte). A Federação Japonesa de Kendô (Zen Nippon Kendô Renmei, ou ZNKR) trouxe para o kendoka uma modalidade condensada do iaidô: doze kata (formas pré-estabelecidas) a serem praticados contra um inimigo imaginário.
O iaidô da ZNKR traz ao kendoka uma sensação mais próxima da esgrima tradicional, da qual poucas tradições sobreviveram, e o introduz ao iaidô propriamente dito que possui uma vastidão de técnicas que vão além das praticadas pela versão da ZNKR.
O PROPÓSITO DE PRATICAR KENDO
A ZNKR estabeleceu, em 1975, o conceito de Kendô como: “disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da espada.” Seguindo o conceito da ZNRK, o propósito da prática do Kendo foi estabelecido como:
A ZNKR estabeleceu, em 1975, o conceito de Kendô como: “disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da espada.” Seguindo o conceito da ZNRK, o propósito da prática do Kendo foi estabelecido como:
Moldar a mente e o corpo;
Cultivar um espírito vigoroso,
E através do treino correto e rígido,
Ter como objetivo a melhoria da sua habilidade na arte do Kendo,
Estimar a cortesia e a honra,
Relacionar-se com os outros com sinceridade,
E sempre buscar o cultivo de si mesmo.
Isto vai permitir que ele seja capaz de:
Amar o seu país e sua sociedade,
Contribuir para a preservação da sua cultura
E promover a paz e a prosperidade entre todas as pessoas.
"Kendô" escrito com os ideogramas "espada" e "caminho"